terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aconteceu 1. Encontro Cultural do Movimento Mantiqueira Viva

Com a Participação de Respesentantes dos Núcleos Autogestores das Comunidades Morro Grande, Berta Rural e do Instituto Walden, bem como diversos visitantes aconteceu o primeiro Encontro Cultural do Movimento Mantiqueira Viva, no Domingo 13 de Fevereiro 2011 em Morro Grande!

Praticamos a ARTE COLETIVA: começando a criar juntos nossa bandeira da Espiral de Relacionamentos, que se abre do EU+EU para o EU+TU, para o EU+ NÓS, para o EU +Natureza, para o,  EU+:Universo! Ela simboliza a nossa caminhada como grupo autogestor, o processo de aprendizagem, no qual disolvemos os bloqueios e abrimos a nossa relação com o mundo. É uma caminhada coletiva, que se constroi com as contribuições de cada um, passo a passo! Assim cada um costurou sua contribuição criativa, com muito amor neste simbolo do nosso movimento:
Andi, Rose, Dita, Gaucho, Roseli, Beatriz, João, Deise, Adriana, (faltou Uli, que tirou a foto e Naiana que cuidou do nenem Andressa!)


LEIAM abaixo os Relatos dos Grupos Autogestores do Movimento

BERTA RURAL:
Após a grande Enchente do da Madrugada do dia 12 de Janeiro 2011,  marcou-se uma reunião no Sábado, 26 de Fevereiro, as 14 horas na Escola da Berta, com o Objetivo: Criação de Redes-Frentes de Trabalho em Situações de Crise.
Convidou se representantes das comunidades vizinhas (todos  afetados pela enchente, porque a Berta é local de acesso de todas elas) – Campo Redondo, Monte Belo, Capivara, Dois Irmãos, Mata do Joá) também foram convidados representantes do Corpo de bombeiros, Defesa Civil, Emater, Vigilância Sanitária).
Rose e Deise querem apresentar uma proposta com a criação de frentes de trabalho em situações de Crise: Rede de Serviços (obra, comida, limpeza), Rede de Cura, Rede de Comunicação e Rede de Oração. A proposta inclui também que estes frentes de trabalho participem de uma curso de reciclagem da Metodologia da Teia da Vida e comecem atuar também fora dos tempos de crise para melhoria da qualidade de vida na comunidade.
Neste curso de reciclagem serão chamados para participar mais pesssoas de Campo Redondo para fortalecer o núcleo lá!
Outros temas da Reunião: Mutirão para construção de uma casa para a família que ficou desabrigada. Falta a planta da casa de bioconstrução inclusive lista de materiais necessários. – Anderson do Núcleo Morro Grande se dispus a colaborar com isto.
Serã também apresentadas propostas de um curso de Primeiro Socorros e Proposta para limpeza das águas.
Terá lanche comunitário solidário.
Bia assumiu a tarefa de fazer um convite.

MORRO GRANDE:
O núcleo se concentrou na organização do muitrão da contenção da encosta na ladeira da Usina dos Braga. Houve uma almoço comunitário com feijoada no ultimo sábado. Apesar dos esforços do grupo para mobilização a ação estava com pouco participação da comunidade.
Sugestões para melhorar a situação:
é um processo continuo, as pessoas só se mobilizam aos poucos. Um dia após a mutirão diversas pessoas foram ajudar em outro trabalho no qual uma pessoa da ecovila pediu ajuda das pessoas da comunidade.
Para acostumar a comunidade com seria bom organizar um almoço regulamente – tipo uma vez por mês.
Chamar as pessoas das outras comunidades, para ,mutirão e almoço.

Outro ponto forte é que o grupo foi chamado a assumir a diretoria da Associação dos Moradores do Morro Grande. O que traz a vantagem de dispor de uma pessoa jurídica. Para certas ações isto é uma vantagem.


CAMPO REDONDO:
A proposta é fortalecer os jovens com a participação no curso de reciclagem na Berta Rural!

CONQUISTA:
Eduardo e Sheila se reuniram com Uli. Estão tentando organizar um Curso de Reciclagem da metodologia da TEIA da VIDA quinzenalmente. Conversou se com Áurea da Emater, que manifetou interesse em participara para conhecer mais o trabalho com a TEIA da VIDA e Gaucho quer participar e se juntar ao grupo da Conquista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário